Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test
O monitoramento de SARS-CoV-2 em águas residuais está sendo utilizado em todo o mundo como uma importante ferramenta epidemiológica durante a pandemia de COVID-19.1,2
O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é um teste de transcrição reversa quantitativa seguida por reação em cadeia da polimerase (RT-qPCR) que detecta e quantifica o RNA do vírus SARS-CoV-2 em águas residuais não tratadas. Amparado por dados extensos de validação e usado por laboratórios de todo o mundo, este kit pode ajudar departamentos de saúde pública, pesquisadores e universidades a proteger suas comunidades.3
Visão geral
Validado
- Protocolo validado por fabricante de testes de águas residuais líderes de mercado, como o método Colilert/Quanti-Tray
- Flexibilidade incorporada ao protocolo para uma matriz altamente dinâmica
- Validação em instrumentos de RT-qPCR comuns3
- Validado com os controles de qualidade recomendados pelo Sistema Nacional de Monitoramento de Água Residuais (NWSS) dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
- Dados de validação de inúmeras estações de tratamento de águas residuais geograficamente diversas
Consistente
- Consistência demonstrada e variação de método limitado para fomentar a confiança nos dados de tendência
- Testado de forma independente por diversos estudos interlaboratoriais, incluindo os estudos da Water Research Foundation (WRF)
Disponível
- Usado em todo o mundo por laboratórios privados e pela saúde pública
- Histórico de uma excelente cadeia de suprimentos: a Divisão de Água da IDEXX apresenta uma disponibilidade superior a 99,9% para produtos3 (sobrescrito)
- Equipe de suporte técnico com experiência na implementação de monitoramento de águas residuais
Como usar
Concentração
Extração de RNA
PCR em tempo real
Etapa 1. Pasteurize a amostra a 60 °C por 1,5 hora. Esta etapa é opcional.
Etapa 2. Concentre a amostra usando precipitação com PEG ou equivalente.
Etapa 3. Extraia o RNA usando o kit de esferas (“beads”) magnéticas para extração de DNA/RNA na água.
Etapa 4. Amplifique os ácidos nucleicos purificados usando o Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test.
Folhetos de produtos e documentos de apoio
Saiba mais sobre o Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test
Preencha o formulário abaixo e um dos nossos especialistas em testagem de água entrará em contato com você para conversar sobre nossas soluções simples para proteger a saúde pública.
Perguntas frequentes
Águas residuais não tratadasque não foram tratados quimicamente.
O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é um teste de transcrição reversa quantitativa seguida por reação em cadeia da polimerase (RT-qPCR) que detecta e quantifica RNA viral em uma amostra de águas residuais devidamente preparada.
Quando utilizado com o protocolo de concentração de 105 ml, a menor concentração de SARS-CoV-2 em águas residuais que pode ser detectada pelo teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é de aproximadamente 1 cópia de gene/1 ml.
Quando utilizado com o procedimento completo da IDEXX, o teste IDEXX foi validado para oferecer recuperação altamente consistente de SARS-CoV-2 em águas residuais.
O protocolo validado pela IDEXX concentra o vírus SARS-CoV-2 a partir de 105 ml de águas residuais. A equipe do laboratório pode analisar volumes de água maiores ou menores realizando o procedimento básico dimensionado para diferentes volumes com os devidos equipamentos de centrifugação.
O Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test analisa 5 µl do RNA extraído preparado a partir de uma amostra de concentrado de águas residuais, mas recomendamos ter um volume adicional à mão para uso em caso de perdas na pipeta e amostras em duplicatas.
A IDEXX disponibiliza um exemplo de protocolo de concentração baseado na centrifugação e precipitação com polietilenoglicol (PEG) que foi validado e oferece resultados consistentes. Este protocolo pode ser modificado para atender exigências laboratoriais específicas. Outros métodos de concentração também podem ser utilizados, como ultrafiltração e filtrações múltiplas. Os clientes têm obtido sucesso ao usar estes métodos de concentração com os reagentes da IDEXX. É necessária validação para verificar o desempenho.
A manutenção de uma temperatura fria ajuda a evitar a degradação da amostra e a garantir a precipitação eficaz do vírus SARS-CoV-2.
O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR foi validado para uso com o IDEXX Water DNA/RNA Magnetic Bead Kit para extrair ácidos nucleicos, inclusive RNA do SARS-CoV-2, a partir de um concentrado de águas residuais. Outros kits de extração podem ser utilizados com o teste e os clientes têm obtido sucesso ao usar outros kits com os reagentes para RT-qPCR da IDEXX.
Águas residuais são uma matriz extremamente complexa e seu monitoramento exige um controle abrangente dos materiais. Consulte o relatório Complete IDEXX Wastewater Surveillance Protocol e veja uma descrição completa de todo o procedimento e controles obrigatórios e recomendados.
Consulte nos folhetos dos produtos as condições de armazenamento recomendadas no momento do recebimento do produto e após a reconstituição/primeiro uso.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA indica um nível de biossegurança 2 (BSL-2) com precauções adicionais no laboratório para a testagem de amostras ambientais, incluindo o manuseio e o processamento de amostras de águas residuais associadas ao SARS-CoV-2. Para obter orientações específicas do CDC dos EUA, consulte: Normas interinas de biossegurança laboratorial para o manuseio e o processamento de amostras associadas à doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) .4
Consulte a autoridade sanitária local para obter recomendações específicas.
Siga os procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias locais para o manuseio e processamento de amostras de águas residuais associadas ao SARS-CoV-2. Uma fonte de informação é publicada pelo CDC dos EUA: Normas interinas de biossegurança laboratorial para o manuseio e o processamento de amostras associadas à doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) .4
Siga todas as diretrizes regulamentadoras e de segurança locais.
Pode-se usar um tratamento térmico opcional para inativar as amostras por meio da pasteurização, se desejado. Veja um exemplo no folheto do produto.
A etapa da pasteurização pode reduzir a detecção do RNA do SARS-CoV-2. Entre em contato com um representante da IDEXX para obter mais informações.
Descarte todas as amostras e materiais segundo as diretrizes regulamentadoras locais.
O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR não foi aprovado pela EPA dos EUA para a detecção do SARS-CoV-2 em águas residuais. A EPA dos EUA não regulamente atualmente a testagem de SARS-CoV-2 em águas residuais nem aprova métodos de testagem para esse fim. A testagem de SARS-CoV-2 em águas residuais pode ou não ser regulamentada pelas suas autoridades locais e/ou governamentais. Consulte os regulamentos que podem aplicar-se em sua área.
Sim, o teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é compatível ou inclui todos os controles e processos recomendados pelo CDC para envio de dados ao NWSS. Consulte o relatório Complete IDEXX Wastewater Surveillance Protocol e veja uma descrição completa de todo o procedimento, que inclui todos os controles obrigatórios e recomendadas.
Saiba mais sobre o teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR
Atendimento ao cliente da Divisão de Água
Sede da empresa
IDEXX Brasil Laboratórios Ltda.
Av.Brig.Faria Lima, 4300 - 1º Andar
São Paulo/SP, Brasil
Tel.: 0800-728-2482 | + 55 11 3594-0830
Encontre um representante perto de você.
Divisão de Água Internacional
Australia
Brazil
Canada
China
France
Germany
Italy
Japan
Latin America
Spain
Taiwan
United Kingdom
Certificados ISO
Referências
- Wurtzer S, Marechal V, Mouchel J-M, et al. Evaluation of lockdown impact on SARS-CoV-2 dynamics through viral genome quantification in Paris wastewaters [preprint posted May 6, 2020]. medRxiv. doi:10.1101/2020.04.12.20062679
- Medema G, Heijnen L, Elsinga G, Italiaander R, Brouwer A. Presence of SARS-Coronavirus-2 in sewage [preprint posted March 30, 2020]. medRxiv. doi:10.1101/2020.03.29.20045880
- Data on file at IDEXX Laboratories, Inc. Westbrook, Maine USA.
- Centers for Disease Control and Prevention. Interim laboratory biosafety guidelines for handling and processing specimens associated with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/lab/lab-biosafety-guidelines.html. Revised June 3, 2020. Accessed July 7, 2020.