Atalhos


Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test

     

O monitoramento de SARS-CoV-2 em águas residuais está sendo utilizado em todo o mundo como uma importante ferramenta epidemiológica durante a pandemia de COVID-19.1,2

O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é um teste de transcrição reversa quantitativa seguida por reação em cadeia da polimerase (RT-qPCR) que detecta e quantifica o RNA do vírus SARS-CoV-2 em águas residuais não tratadas. Amparado por dados extensos de validação e usado por laboratórios de todo o mundo, este kit pode ajudar departamentos de saúde pública, pesquisadores e universidades a proteger suas comunidades.3

Saiba mais

Visão geral

Validado

  • Protocolo validado por fabricante de testes de águas residuais líderes de mercado, como o método Colilert/Quanti-Tray
  • Flexibilidade incorporada ao protocolo para uma matriz altamente dinâmica
  • Validação em instrumentos de RT-qPCR comuns3
  • Validado com os controles de qualidade recomendados pelo Sistema Nacional de Monitoramento de Água Residuais (NWSS) dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
  • Dados de validação de inúmeras estações de tratamento de águas residuais geograficamente diversas

Consistente

  • Consistência demonstrada e variação de método limitado para fomentar a confiança nos dados de tendência
  • Testado de forma independente por diversos estudos interlaboratoriais, incluindo os estudos da Water Research Foundation (WRF)

Disponível

  • Usado em todo o mundo por laboratórios privados e pela saúde pública
  • Histórico de uma excelente cadeia de suprimentos: a Divisão de Água da IDEXX apresenta uma disponibilidade superior a 99,9% para produtos3 (sobrescrito)
  • Equipe de suporte técnico com experiência na implementação de monitoramento de águas residuais

Como usar

 

Concentração

 

Extração de RNA

 

PCR em tempo real

Etapa 1. Pasteurize a amostra a 60 °C por 1,5 hora. Esta etapa é opcional.

Etapa 2. Concentre a amostra usando precipitação com PEG ou equivalente.

Etapa 3. Extraia o RNA usando o kit de esferas (“beads”) magnéticas para extração de DNA/RNA na água.

Etapa 4. Amplifique os ácidos nucleicos purificados usando o Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test.

Folhetos de produtos e documentos de apoio

Saiba mais sobre o Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test

Preencha o formulário abaixo e um dos nossos especialistas em testagem de água entrará em contato com você para conversar sobre nossas soluções simples para proteger a saúde pública.

A IDEXX considera o processamento adequado de informações pessoais extremamente importante.
​​​​​​​Consulte nossa Política de Privacidade .

captcha

Perguntas frequentes

Águas residuais não tratadasque não foram tratados quimicamente.

O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é um teste de transcrição reversa quantitativa seguida por reação em cadeia da polimerase (RT-qPCR) que detecta e quantifica RNA viral em uma amostra de águas residuais devidamente preparada.

Quando utilizado com o protocolo de concentração de 105 ml, a menor concentração de SARS-CoV-2 em águas residuais que pode ser detectada pelo teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é de aproximadamente 1 cópia de gene/1 ml.

Quando utilizado com o procedimento completo da IDEXX, o teste IDEXX foi validado para oferecer recuperação altamente consistente de SARS-CoV-2 em águas residuais.

O protocolo validado pela IDEXX concentra o vírus SARS-CoV-2 a partir de 105 ml de águas residuais. A equipe do laboratório pode analisar volumes de água maiores ou menores realizando o procedimento básico dimensionado para diferentes volumes com os devidos equipamentos de centrifugação.

O Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test analisa 5 µl do RNA extraído preparado a partir de uma amostra de concentrado de águas residuais, mas recomendamos ter um volume adicional à mão para uso em caso de perdas na pipeta e amostras em duplicatas.

A IDEXX disponibiliza um exemplo de protocolo de concentração baseado na centrifugação e precipitação com polietilenoglicol (PEG) que foi validado e oferece resultados consistentes. Este protocolo pode ser modificado para atender exigências laboratoriais específicas. Outros métodos de concentração também podem ser utilizados, como ultrafiltração e filtrações múltiplas. Os clientes têm obtido sucesso ao usar estes métodos de concentração com os reagentes da IDEXX. É necessária validação para verificar o desempenho.

A manutenção de uma temperatura fria ajuda a evitar a degradação da amostra e a garantir a precipitação eficaz do vírus SARS-CoV-2.

O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR foi validado para uso com o IDEXX Water DNA/RNA Magnetic Bead Kit para extrair ácidos nucleicos, inclusive RNA do SARS-CoV-2, a partir de um concentrado de águas residuais. Outros kits de extração podem ser utilizados com o teste e os clientes têm obtido sucesso ao usar outros kits com os reagentes para RT-qPCR da IDEXX.

Águas residuais são uma matriz extremamente complexa e seu monitoramento exige um controle abrangente dos materiais. Consulte o relatório Complete IDEXX Wastewater Surveillance Protocol e veja uma descrição completa de todo o procedimento e controles obrigatórios e recomendados.

Consulte nos folhetos dos produtos as condições de armazenamento recomendadas no momento do recebimento do produto e após a reconstituição/primeiro uso.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA indica um nível de biossegurança 2 (BSL-2) com precauções adicionais no laboratório para a testagem de amostras ambientais, incluindo o manuseio e o processamento de amostras de águas residuais associadas ao SARS-CoV-2. Para obter orientações específicas do CDC dos EUA, consulte: Normas interinas de biossegurança laboratorial para o manuseio e o processamento de amostras associadas à doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) .4

Consulte a autoridade sanitária local para obter recomendações específicas.

Siga os procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias locais para o manuseio e processamento de amostras de águas residuais associadas ao SARS-CoV-2. Uma fonte de informação é publicada pelo CDC dos EUA: Normas interinas de biossegurança laboratorial para o manuseio e o processamento de amostras associadas à doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) .4

Siga todas as diretrizes regulamentadoras e de segurança locais. 

Pode-se usar um tratamento térmico opcional para inativar as amostras por meio da pasteurização, se desejado. Veja um exemplo no folheto do produto. 

A etapa da pasteurização pode reduzir a detecção do RNA do SARS-CoV-2. Entre em contato com um representante da IDEXX para obter mais informações.

Descarte todas as amostras e materiais segundo as diretrizes regulamentadoras locais.

O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR não foi aprovado pela EPA dos EUA para a detecção do SARS-CoV-2 em águas residuais. A EPA dos EUA não regulamente atualmente a testagem de SARS-CoV-2 em águas residuais nem aprova métodos de testagem para esse fim. A testagem de SARS-CoV-2 em águas residuais pode ou não ser regulamentada pelas suas autoridades locais e/ou governamentais. Consulte os regulamentos que podem aplicar-se em sua área.

Sim, o teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR é compatível ou inclui todos os controles e processos recomendados pelo CDC para envio de dados ao NWSS. Consulte o relatório Complete IDEXX Wastewater Surveillance Protocol e veja uma descrição completa de todo o procedimento, que inclui todos os controles obrigatórios e recomendadas.

Saiba mais sobre o teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR

Atendimento ao cliente da Divisão de Água

Sede da empresa
IDEXX Brasil Laboratórios Ltda.
Av.Brig.Faria Lima, 4300 - 1º Andar  
São Paulo/SP, Brasil

Tel.: 0800-728-2482 | + 55 11 3594-0830
Encontre um representante perto de você.

Encontre um representante perto de você


Referências

  1. Wurtzer S, Marechal V, Mouchel J-M, et al. Evaluation of lockdown impact on SARS-CoV-2 dynamics through viral genome quantification in Paris wastewaters [preprint posted May 6, 2020]. medRxiv. doi:10.1101/2020.04.12.20062679
  2. Medema G, Heijnen L, Elsinga G, Italiaander R, Brouwer A. Presence of SARS-Coronavirus-2 in sewage [preprint posted March 30, 2020]. medRxiv. doi:10.1101/2020.03.29.20045880
  3. Data on file at IDEXX Laboratories, Inc. Westbrook, Maine USA.
  4. Centers for Disease Control and Prevention. Interim laboratory biosafety guidelines for handling and processing specimens associated with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/lab/lab-biosafety-guidelines.html. Revised June 3, 2020. Accessed July 7, 2020.